【Trabalhar no Japão】O que é o Visto de “Habilidades Específicas” para Cuidados? Explicação sobre a visão geral do sistema, o escopo de trabalho permitido e os critérios de aprovação

  • URLをコピーしました!
Revisado por: Yuki Ando
Especialista Jurídico Certificado em Imigração (Gyoseishoshi)
Representante do Escritório de Apoio Administrativo Kisaragi.
Durante meus 20 e poucos anos, vivi em vários países, trabalhando nos setores agrícola e turístico, e tive a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes nacionalidades.
Essas experiências me motivaram, após retornar ao Japão, a apoiar estrangeiros que enfrentam desafios vivendo em um país diferente. Por isso, escolhi seguir a carreira de especialista em procedimentos administrativos no Japão.
Atualmente, atuo com foco em processos relacionados à imigração.
Sou membro registrado da Associação de Especialistas Administrativos da Província de Aichi (Número de registro: 22200630).
Com o agravamento da escassez de mão de obra nos locais de cuidados, cada vez mais empresas e instituições estão considerando a utilização de profissionais estrangeiros.
Entre essas opções, destaca-se o visto de “Habilidades Específicas” para Cuidados, que é um dos tipos de visto de residência disponíveis.
No entanto, muitas vezes ainda não há compreensão suficiente sobre a visão geral do sistema, o escopo de trabalho permitido e as condições necessárias para a contratação. Prosseguir com a contratação sem o conhecimento adequado pode levar a problemas inesperados e incompatibilidades de pessoal.

Este artigo explica de forma organizada o funcionamento do sistema de “Habilidades Específicas” para Cuidados, os requisitos para obtenção, o conteúdo das atividades que podem ser realizadas e até mesmo os padrões que as instituições receptoras devem cumprir.
Também abordaremos os pontos de atenção ao utilizar o sistema e as perspectivas para escolher empresas de recursos humanos adequadas como parceiras de contratação, fornecendo informações que permitam decisões seguras mesmo para aqueles que estão contratando profissionais estrangeiros de cuidados pela primeira vez.
Table of Contents

O que são as Habilidades Específicas

As Habilidades Específicas são um sistema de visto de residência para aceitar estrangeiros que possam se tornar força de trabalho imediata em setores onde a escassez crônica de mão de obra não foi resolvida, mesmo após promover a aquisição de pessoal doméstico e a eficiência operacional.
O sistema foi criado em 2019 e, em setembro de 2025, os setores elegíveis para recepção estão limitados a 16 áreas industriais onde a escassez de mão de obra é particularmente grave.

Este sistema possui dois tipos: “Habilidades Específicas Tipo 1”, que exige possuir habilidades consideráveis, e “Habilidades Específicas Tipo 2”, que requer habilidades mais avançadas e especializadas.
Embora os critérios detalhados variem por setor industrial, para obter a autorização de Habilidades Específicas Tipo 1, é essencial a confirmação da capacidade em japonês e do nível de habilidades, sendo elegíveis para autorização de residência apenas profissionais que atendam a determinados padrões.

Para o setor de cuidados, apenas as Habilidades Específicas Tipo 1 são reconhecidas, e o período de residência permitido é de no máximo 5 anos no total.
O período de residência é determinado no momento da autorização como 1 ano, 6 meses ou 4 meses, com renovações realizadas a cada período.
Para trabalhar continuamente por mais de 5 anos, é necessário obter a qualificação nacional de “Assistente Social de Cuidados” e migrar para o visto de residência “Cuidados”.

Conteúdo das Atividades das Habilidades Específicas para “Cuidados”

Nas Habilidades Específicas para “Cuidados”, os profissionais são responsáveis por uma ampla gama de atividades nos locais de cuidados, com foco principalmente nos cuidados físicos e no apoio à vida diária dos usuários. Com a expansão do sistema, os serviços domiciliares que anteriormente não eram elegíveis também se tornaram possíveis mediante o cumprimento de certas condições, ampliando ainda mais as oportunidades de atuação.
A seguir, explicaremos em detalhes as atividades nas quais é possível atuar com as Habilidades Específicas para “Cuidados”.

Atividades Permitidas

Nas Habilidades Específicas para “Cuidados”, os profissionais atuam principalmente em cuidados físicos da vida diária, como banho, alimentação e excreção, realizando atividades que apoiam diretamente a vida dos usuários.
Isso inclui também apoio na vida diária adequado às condições dos usuários, como assistência em movimentação e troca de roupas.

Além disso, podem participar de atividades relacionadas que visam manter e recuperar a vitalidade física e mental, como planejamento e condução de atividades recreativas e auxílio em treinamentos funcionais.
Essas atividades elevam a qualidade dos serviços de cuidados e estão diretamente ligadas à melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Por outro lado, mesmo dentro de instituições de cuidados, não é permitido realizar trabalhos que não correspondem às atividades de cuidados, como gestão administrativa, atos médicos e processamento de documentos.
O escopo de atuação é limitado apenas às atividades que correspondem a “Cuidados”, sendo exigido que desempenhem seus papéis dentro desse quadro.

Requisitos Adicionais para Cuidados Domiciliares

Para atuar em cuidados domiciliares com o visto de Habilidades Específicas para “Cuidados”, é necessário ter mais de 1 ano de experiência prática em estabelecimentos designados de serviços do seguro de cuidados de longa duração ou ter aprovação no Teste de Proficiência em Japonês N2 ou superior.
Além disso, assim como os profissionais japoneses de cuidados, é necessário ter concluído o Treinamento Inicial para Profissionais de Cuidados.

Com base nisso, é exigido o cumprimento dos seguintes requisitos adicionais:

  • Frequentar treinamento sobre os aspectos básicos dos cuidados domiciliares
  • Realizar visitas acompanhadas por supervisores durante um determinado período
  • Criar um plano de desenvolvimento de carreira adequado às atividades de cuidados domiciliares, confirmando as intenções da própria pessoa
  • Estabelecer uma janela de consulta para prevenção de assédio
  • Introduzir equipamentos necessários, como dispositivos de comunicação, para permitir resposta em situações de emergência

  • Esses requisitos são estabelecidos para garantir a segurança e a qualidade dos serviços nos cuidados domiciliares, exigindo dos estabelecimentos receptores o desenvolvimento planejado de recursos humanos e a manutenção de um sistema operacional contínuo.

    Modalidade de Emprego e Número de Pessoas Aceitas para Habilidades Específicas em “Cuidados”

    Ao contratar profissionais estrangeiros utilizando o sistema de Habilidades Específicas para “Cuidados”, existem critérios claros para contratos de trabalho e número de pessoas que podem ser aceitas.
    A partir daqui, explicaremos as regras de aceitação que devem ser compreendidas antecipadamente para a recepção de recursos humanos.

    Necessário Contrato de Emprego Direto em Tempo Integral

    Ao trabalhar com o visto de Habilidades Específicas para “Cuidados”, o contrato de trabalho fica limitado ao emprego direto com prestadores de serviços de cuidados.
    Modalidades como contratos temporários ou trabalho de meio período não são permitidas, sendo o trabalho em tempo integral a premissa básica.

    Além disso, o conteúdo do contrato de trabalho deve garantir tratamento igual ou superior ao dos funcionários japoneses.
    Isso inclui não apenas o valor da remuneração e as horas de trabalho, mas também aspectos de benefícios sociais como seguro social e férias remuneradas, não sendo permitido tratamento discriminatório.

    Este padrão é estabelecido para proteger a base de vida estável dos profissionais estrangeiros de cuidados e garantir equidade com os funcionários japoneses.
    A modalidade de contrato adequada e o estabelecimento de condições estão diretamente ligados à retenção de pessoal a longo prazo.

    Limite Superior do Número de Pessoas Aceitas

    O limite superior do número de pessoas aceitas para Habilidades Específicas em “Cuidados” é dentro do alcance que não exceda o “número total de profissionais de cuidados em tempo integral por estabelecimento”.
    Os profissionais de cuidados em tempo integral aqui mencionados referem-se aos funcionários que trabalham principalmente com cuidados, não incluindo pessoal administrativo, responsáveis por apoio ao trabalho, enfermeiros, etc.

    No entanto, como exceção, auxiliares de enfermagem que realizam principalmente atividades similares aos cuidados físicos em instituições médicas e enfermeiros que fornecem orientação para eles são incluídos no número de profissionais de cuidados em tempo integral.
    Além disso, estes profissionais de cuidados em tempo integral incluem profissionais estrangeiros de cuidados como residentes permanentes, residentes de longa duração e portadores do visto de “Cuidados”, mas profissionais de cuidados com Habilidades Específicas Tipo 1, estágio técnico e estudantes não são contabilizados.

    Ao determinar o número real de pessoas que podem ser aceitas, é necessário verificar com precisão o conteúdo das funções e a situação de cada funcionário individualmente.

    Critérios de Autorização do Lado do Estrangeiro

    Para trabalhar com Habilidades Específicas em “Cuidados”, existem critérios de autorização que o próprio estrangeiro deve atender, como aprovação em exames de capacidade em japonês e habilidades de cuidados.
    Aqui, explicaremos os requisitos de autorização de residência impostos ao próprio estrangeiro.

    Requisitos Comuns a Todas as Áreas de Habilidades Específicas

    Os critérios de autorização comuns a todas as áreas de Habilidades Específicas são estabelecidos com o objetivo de garantir a aceitação adequada de profissionais estrangeiros e a proteção dos direitos dos próprios estrangeiros.
    Os principais requisitos são os seguintes:

  • Ter 18 anos ou mais
  • Ter condições de saúde em nível que não impeça o trabalho
  • Possuir passaporte válido
  • Não ter atingido o total de 5 anos no período de residência de Habilidades Específicas Tipo 1
  • Não ter sofrido atos que violem direitos, como cobrança de depósitos de garantia ou gestão inadequada de recursos financeiros
  • Compreender o conteúdo das taxas a serem pagas no exterior e ter o consentimento do próprio estrangeiro
  • Entrar no país através de procedimentos regulares por meio de agências de envio estrangeiras
  • Os custos a serem arcados pela própria pessoa, como alimentação e moradia, estarem em nível adequado, com o estrangeiro compreendendo e concordando com o conteúdo
  • Requisitos Específicos da Área de Cuidados

    Para obter as Habilidades Específicas Tipo 1 na área de cuidados, é necessário ser aprovado em exames que comprovem o conhecimento e as técnicas necessárias para as atividades de cuidados, além da capacidade de comunicação fluida no local de trabalho.
    Os exames que requerem aprovação são os seguintes:

  • Exame de Avaliação de Habilidades de Cuidados
  • Exame de Avaliação de Japonês para Cuidados
  • Teste de Proficiência em Japonês (JLPT) N4 ou superior, ou aprovação no Teste Básico de Japonês da Fundação Japão (JFT-Basic)

  • Ao ser aprovado nestes 3 exames, é considerado que se atende ao nível de habilidades e ao nível de capacidade em japonês exigidos para as Habilidades Específicas Tipo 1 na área de cuidados.

    Há Sistema de Isenção de Exames para Concluintes de Estágio Técnico

    Aqueles que concluíram satisfatoriamente o Estágio Técnico Tipo 2 em “Ocupação e Trabalho de Cuidados” têm medidas de isenção de exames na transição para Habilidades Específicas em “Cuidados”.
    Neste caso, todos os exames são isentos: o Exame de Avaliação de Habilidades de Cuidados, o exame de japonês (Teste de Proficiência em Japonês N4 ou superior ou aprovação no JFT-Basic) e o Exame de Avaliação de Japonês para Cuidados.

    Por outro lado, aqueles que concluíram satisfatoriamente o Estágio Técnico Tipo 2 em áreas diferentes de cuidados têm isenção apenas do exame de japonês (equivalente ao JLPT N4 ou JFT-Basic), sendo necessário realizar o Exame de Avaliação de Habilidades de Cuidados e o Exame de Avaliação de Japonês para Cuidados.

    Critérios de Autorização do Lado das Empresas Receptoras

    Para contratar profissionais com Habilidades Específicas em “Cuidados”, as empresas receptoras também devem atender aos critérios de autorização estabelecidos por lei.
    A partir daqui, explicaremos os diversos requisitos que as empresas receptoras devem cumprir.

    Obrigação de Adesão ao Conselho de Habilidades Específicas

    Ao contratar profissionais de cuidados com Habilidades Específicas, as empresas receptoras devem aderir ao Conselho de Habilidades Específicas da área de cuidados antes de realizar a solicitação de visto de residência para o primeiro funcionário.
    Além disso, é necessário completar o procedimento de registro das informações sobre o estrangeiro contratado no sistema do conselho dentro de 4 meses após o início do trabalho.

    Quando houver mudanças nas informações já registradas, é exigido realizar prontamente o registro de alterações a cada ocorrência.
    A negligência destes procedimentos pode causar problemas na manutenção ou renovação da qualificação de recepção.

    Elaboração do Plano de Apoio

    Empresas que empregam estrangeiros com Habilidades Específicas Tipo 1 devem elaborar um plano de apoio e implementar adequadamente as atividades de apoio com base nesse plano.
    Além disso, o documento do plano de apoio elaborado deve ser obrigatoriamente submetido à Agência de Serviços de Imigração no momento da solicitação do visto de residência.

    O conteúdo a ser incluído no plano de apoio compreende o “apoio obrigatório” definido por lei e o “apoio voluntário” que as empresas podem implementar por iniciativa própria.
    Entre estes, o conteúdo do apoio obrigatório que deve necessariamente constar no plano é o seguinte:

  • Implementação de orientação prévia antes da entrada no país
  • Transporte de ida e volta na entrada e saída do país
  • Apoio para garantia de moradia e contratos necessários para a vida
  • Implementação de orientação sobre a vida
  • Fornecimento de informações sobre procedimentos públicos e acompanhamento a órgãos administrativos
  • Fornecimento de oportunidades de aprendizado de japonês
  • Estabelecimento de janela de atendimento para consultas e reclamações
  • Promoção do intercâmbio com residentes locais e japoneses
  • Apoio para mudança de emprego em casos de redução de pessoal
  • Entrevistas periódicas e notificação a órgãos administrativos quando necessário

  • Estes apoios desempenham um papel importante na criação de um ambiente onde os estrangeiros possam trabalhar e viver com segurança, promovendo a fixação no local de trabalho.

    Celebração de Contrato de Trabalho Adequado

    Para obter o visto de Habilidades Específicas, é essencial que o contrato de trabalho celebrado entre a empresa receptora e o trabalhador estrangeiro tenha conteúdo adequado em conformidade com as leis e regulamentos.
    Como critérios para um contrato de trabalho adequado, são estabelecidos os seguintes itens:

  • Fazer com que se dedique às atividades estabelecidas por cada área
  • As horas de trabalho sejam equivalentes às horas de trabalho regulares normais
  • O nível de remuneração seja igual ou superior ao dos japoneses que se dedicam às mesmas atividades
  • Não realizar tratamento discriminatório em aspectos como treinamento profissional, benefícios sociais e remuneração
  • Quando desejar retorno temporário ao país, possibilitar a obtenção das férias remuneradas necessárias
  • Após o término do contrato, se a própria pessoa não puder arcar com os custos de retorno ao país, a empresa deve assumir essa responsabilidade
  • Tomar as medidas necessárias para compreender a saúde e a situação de vida

  • Ao atender essas condições, cria-se um ambiente onde os estrangeiros possam trabalhar com segurança, e do lado das empresas também se garante um sistema de cumprimento das normas.

    Não Estar Sujeito a Causas de Desqualificação

    Empresas que recebem estrangeiros com Habilidades Específicas têm como condição prévia não estar sujeitas a causas de desqualificação.
    As principais causas de desqualificação incluem: cumprir as leis relacionadas ao trabalho, seguro social e tributação; não ter gerado demissões involuntárias no último ano em atividades idênticas incluindo japoneses; e não ter causado desaparecimentos de estrangeiros no mesmo período.

    Além disso, também são condições não ter recebido punições de prisão ou superiores nos últimos 5 anos, não ter recebido sanções de multa ou superiores por leis relacionadas ao trabalho ou lei de estágio técnico, e não ter realizado atos fraudulentos ou notoriamente inadequados relacionados à lei de imigração ou lei trabalhista.
    Os atos fraudulentos e inadequados incluem confisco de passaportes, restrições inadequadas de saída, ameaças, violações de direitos humanos, entre outros, podendo se tornar motivos para suspensão da recepção independentemente da existência de punições criminais.

    Fluxo de Obtenção do Visto de Residência

    A obtenção do visto de residência exige o avanço gradual dos preparativos necessários e dos procedimentos de solicitação.
    Aqui, verificaremos passo a passo o fluxo para compreender o panorama geral.

    Ao Contratar Profissionais do Exterior

    Ao contratar profissionais do exterior, após a empresa e o estrangeiro chegarem a um acordo mútuo, celebra-se um contrato de trabalho, e a empresa realiza a solicitação de emissão do Certificado de Elegibilidade para Visto de Residência no Escritório Regional de Serviços de Imigração como representante do estrangeiro.
    Após a emissão do certificado de elegibilidade, este é enviado ao próprio estrangeiro, que realiza a solicitação de emissão de visto na embaixada ou consulado japonês local.

    O estrangeiro que recebe a emissão do visto viaja ao Japão e passa pela inspeção de entrada em aeroportos, entre outros, e se a autorização for concedida, o visto de residência e o período de residência são concedidos no local.

    Ao Contratar Profissionais que Já Residem no País

    Ao contratar estudantes que residem no país, após celebrar o contrato de trabalho, o próprio estrangeiro realiza a solicitação de autorização de mudança de visto de residência no Escritório Regional de Serviços de Imigração.
    Como a solicitação inclui documentos para a instituição de afiliação preparados pela empresa receptora, é exigida a cooperação da empresa nos procedimentos de solicitação, como preparação dos documentos necessários e fornecimento de informações.

    Obrigações das Empresas Receptoras Após o Início do Emprego

    Empresas receptoras que empregam estrangeiros com Habilidades Específicas têm múltiplas obrigações estabelecidas por lei impostas mesmo após o início do trabalho.
    Aqui, explicaremos o conteúdo específico dessas obrigações em ordem.

    Relatórios Periódicos e Relatórios Ocasionais

    Empresas que empregam estrangeiros com Habilidades Específicas têm a obrigação de realizar relatórios periódicos e relatórios ocasionais.
    Os relatórios periódicos são realizados uma vez por ano, submetendo a situação de emprego e apoio de 1º de abril até o final de março do ano seguinte, no período de 1º de abril a final de maio do ano fiscal seguinte.

    Os relatórios ocasionais são procedimentos realizados quando há mudanças na situação de emprego dos estrangeiros com Habilidades Específicas, como ocorrência de pessoas desaparecidas, alterações no conteúdo do contrato de trabalho ou do plano de apoio, devendo ser realizados dentro de 14 dias a partir da ocorrência do motivo.
    Caso os relatórios sejam negligenciados ou seja reportado conteúdo falso, há possibilidade de receber penalidades como multas ou suspensão da recepção de estrangeiros com Habilidades Específicas, sendo importante que as empresas mantenham um sistema de gestão adequado.

    Gestão Adequada de Residência

    O período de residência reconhecido de uma vez na solicitação do visto de Habilidades Específicas para “Cuidados” é de no máximo 1 ano, sendo necessários múltiplos procedimentos de renovação para trabalhar por até 5 anos.
    A solicitação de renovação é realizada em princípio pelo próprio estrangeiro, mas se os procedimentos forem esquecidos ou se o trabalho continuar em estado de não aprovação, o empregador pode ser acusado do crime de facilitação de trabalho ilegal.

    Por essa razão, é importante que as empresas receptoras compreendam com precisão o prazo de validade do cartão de residência e estabeleçam um sistema de apoio para que os funcionários possam completar adequadamente os procedimentos, como preparação dos documentos necessários e orientação sobre métodos de solicitação no momento da renovação.

    Cumprimento das Obrigações de Apoio

    Empresas que contrataram estrangeiros com Habilidades Específicas têm a obrigação de implementar continuamente o conteúdo do plano de apoio submetido à Agência de Serviços de Imigração no momento da solicitação do visto de residência.
    O apoio inclui tanto aspectos da vida quanto aspectos profissionais, devendo ser adequadamente cumprido enquanto empregarem estrangeiros com Habilidades Específicas Tipo 1.

    Se essa obrigação for negligenciada, além de orientação para melhoria e recomendações, podem ser tomadas medidas de suspensão da recepção de estrangeiros com Habilidades Específicas, sendo necessário implementar com certeza as obrigações de apoio.

    As Atividades de Apoio Podem Ser Delegadas a Organizações Registradas de Apoio

    Empresas que contratam estrangeiros com Habilidades Específicas podem delegar as atividades de apoio a organizações registradas de apoio externas.
    As organizações registradas de apoio são instituições especializadas em apoio a estrangeiros registradas na lista da Agência de Imigração, com custos de cerca de 20.000 a 30.000 ienes mensais, mas representam uma opção eficaz quando as empresas desejam se concentrar na orientação de suas atividades principais.

    No entanto, o que pode ser delegado se limita apenas às atividades de apoio, não sendo possível confiar todas as responsabilidades legais, como obrigações de relatórios.
    Por isso, é importante escolher uma organização de apoio confiável e operar o negócio após esclarecer mutuamente o escopo da delegação, para reduzir os riscos de ocorrência de problemas.

    Para Quem Deseja Trabalhar por Mais de 5 Anos, Busquem se Tornar Assistente Social de Cuidados

    Nas Habilidades Específicas para “Cuidados”, o período de residência é limitado a até 5 anos no total, não sendo permitida renovação posterior.
    Por isso, para que profissionais estrangeiros trabalhem como força de trabalho a longo prazo, é eficaz buscar a obtenção da qualificação nacional de Assistente Social de Cuidados.

    Ao obter a qualificação de Assistente Social de Cuidados, não há mais limite superior para renovação do período de residência, tornando possível trabalhar continuamente.
    Como é necessário ter mais de 3 anos de experiência prática e completar o Treinamento para Profissionais de Assistente Social de Cuidados para se candidatar a esta qualificação, melhorar a capacidade em japonês desde os primeiros estágios do 1º ao 2º ano e dedicar-se à preparação para o exame é o caminho mais direto para a aprovação.

    Resumo

    Neste artigo, explicamos as condições de emprego, critérios de aceitação, procedimentos para obtenção do visto de residência, obrigações após o emprego e ainda a obtenção da qualificação de Assistente Social de Cuidados para trabalho a longo prazo nas Habilidades Específicas para “Cuidados”.
    Organizamos desde a visão geral do sistema até pontos de atenção práticos, apresentando os pontos-chave para criar um ambiente onde tanto empresas receptoras quanto estrangeiros possam trabalhar com segurança.

    Para quem está considerando a contratação ou utilização de profissionais estrangeiros de cuidados no futuro, é importante realizar antecipadamente a preparação para garantir o sistema de recepção da própria empresa e a adesão ao conselho.
    Como os requisitos e procedimentos do sistema são detalhadamente estabelecidos, vamos avançar de forma planejada no processo de contratação, verificando as informações mais recentes e colaborando com organizações de apoio confiáveis e especialistas.

    Comentário do Supervisor

    Estrangeiros com Habilidades Específicas Tipo 1 na área de cuidados totalizam 44.367 pessoas trabalhando no Japão no final de 2024.
    No futuro, espera-se um aumento de estrangeiros que aprovem no exame nacional de Assistente Social de Cuidados e migrem para o visto de “Cuidados”, sendo previsto um fluxo de maior especialização das habilidades dos profissionais estrangeiros de cuidados que atuam em todo o país.

    A recepção de profissionais com habilidades especializadas representa um grande benefício para a sociedade japonesa.
    Para os estrangeiros que desejam trabalho a longo prazo, por favor, esforcem-se para obter a qualificação de Assistente Social de Cuidados.
    Além disso, como a obtenção da qualificação de Assistente Social de Cuidados por profissionais estrangeiros também representa uma grande vantagem para as empresas receptoras, recomendamos oferecer apoio ativo aos profissionais estrangeiros que desejam obter a qualificação.

    Informações Primárias Consultadas na Criação do Artigo

    As informações primárias consultadas na criação deste artigo são as seguintes:

    Agência de Serviços de Imigração | Manual Operacional de Habilidades Específicas
    (URL: https://www.moj.go.jp/isa/applications/ssw/nyuukokukanri07_00201.html)

    Agência de Serviços de Imigração | Visto de Residência “Habilidades Específicas”
    (URL: https://www.moj.go.jp/isa/applications/status/specifiedskilledworker.html)

    Agência de Serviços de Imigração | Lista de Formulários de Solicitação e Relatório Relacionados às Habilidades Específicas
    (URL: https://www.moj.go.jp/isa/applications/ssw/10_00020.html)

    Agência de Serviços de Imigração | Relatórios por Instituições de Afiliação de Habilidades Específicas e Organizações Registradas de Apoio (Documentos de Submissão)
    (URL: https://www.moj.go.jp/isa/applications/ssw/nyuukokukanri10_00002.html)

    Organização Internacional de Bem-Estar | Conselho de Habilidades Específicas na Área de Cuidados
    (URL: https://jicwels.or.jp/fcw/?page_id=81)

    Centro de Promoção e Exames de Bem-Estar Social | Exame Nacional de Assistente Social de Cuidados
    (URL: https://www.sssc.or.jp/kaigo/shikaku/route.html)

    Este artigo é uma tradução da versão original em japonês.

    • URLをコピーしました!
    • URLをコピーしました!

    監修者

    安藤祐樹のアバター 安藤祐樹 申請取次行政書士

    きさらぎ行政書士事務所代表。20代の頃に海外で複数の国を転々としながら農業や観光業などに従事し、多くの外国人と交流する。その経験を通じて、帰国後は日本で生活する外国人の異国での挑戦をサポートしたいと思い、行政書士の道を選ぶ。現在は入管業務を専門分野として活動中。愛知県行政書士会所属(登録番号22200630号)

    Table of Contents