【Trabalhar no Japão】Como Obter 3 Anos? Explicação das Regras para Determinação do Período de Permanência no Visto de Conhecimentos Técnicos, Humanísticos e Negócios Internacionais

  • URLをコピーしました!
Revisado por: Yuki Ando
Especialista Jurídico Certificado em Imigração (Gyoseishoshi)
Representante do Escritório de Apoio Administrativo Kisaragi.
Durante meus 20 e poucos anos, vivi em vários países, trabalhando nos setores agrícola e turístico, e tive a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes nacionalidades.
Essas experiências me motivaram, após retornar ao Japão, a apoiar estrangeiros que enfrentam desafios vivendo em um país diferente. Por isso, escolhi seguir a carreira de especialista em procedimentos administrativos no Japão.
Atualmente, atuo com foco em processos relacionados à imigração.
Sou membro registrado da Associação de Especialistas Administrativos da Província de Aichi (Número de registro: 22200630).
Ao renovar o período de permanência do visto de “Conhecimentos Técnicos, Humanísticos e Negócios Internacionais” (doravante denominado “visto técnico”), não são poucos os estrangeiros e responsáveis pelas solicitações nas empresas que se preocupam por “conseguir apenas períodos curtos de permanência a cada renovação”.

Este artigo explica detalhadamente as regras para determinação do período de permanência do visto técnico e os conhecimentos úteis para obter um período de permanência de 3 anos.
Table of Contents

Benefícios de Obter um Período de Permanência de 3 Anos

O maior benefício de obter um período de permanência de 3 anos é não precisar renovar anualmente. Ao conseguir um período longo de permanência, para as empresas torna-se mais fácil alocar funcionários estrangeiros em posições de responsabilidade, e para os próprios estrangeiros é possível reduzir o número de vezes que passam pelo estresse desnecessário durante os processos de avaliação.

Além disso, ter um período de permanência de 3 anos é um requisito essencial para solicitar a permissão de residência permanente.

Ao obter a permissão de residência permanente a partir do visto técnico, embora as regulamentações legais originalmente exijam ter um período de permanência de 5 anos, atualmente está sendo tratado como se o requisito fosse atendido com 3 anos.

※ Mesmo tendo um período de permanência de 3 anos no momento da solicitação, não é possível obter a permissão de residência permanente se não atender a outros requisitos (como ter permanecido continuamente por 10 anos, etc.).

Referência: Agência de Serviços de Imigração do Japão | Diretrizes sobre Permissão de Residência Permanente
(https://www.moj.go.jp/isa/applications/resources/nyukan_nyukan50.html)

Sobre as Categorias das Instituições de Afiliação

Antes de verificar as regras para determinação do período de permanência do visto técnico, é necessário compreender sobre “as categorias das instituições de afiliação”. Existem 4 categorias no total, classificadas de acordo com a escala do negócio e outros fatores. A instituição de afiliação refere-se às empresas ou indivíduos que celebram contratos de trabalho com estrangeiros.

Lista das Categorias das Instituições de Afiliação

Categoria 1 (Instituições que se enquadram em qualquer um dos seguintes critérios)
  • 1. Empresas listadas na bolsa de valores japonesa
  • 2. Companhias mútuas que operam no setor de seguros
  • 3. Governos nacionais e locais do Japão ou de países estrangeiros
  • 4. Agências administrativas independentes
  • 5. Corporações especiais e corporações autorizadas
  • 6. Organizações de utilidade pública autorizadas pelo governo nacional ou local do Japão
  • 7. Corporações públicas listadas na Tabela 1 anexa da Lei do Imposto sobre Pessoas Jurídicas
  • 8. Empresas geradoras de inovação
  • 9. Empresas que atendem a certas condições

  • Categoria 2 (Instituições que se enquadram em qualquer um dos seguintes critérios)
  • 1. Organizações ou indivíduos cujo valor do imposto retido na fonte na tabela resumo de retenção na fonte de renda salarial do ano anterior seja de 10 milhões de ienes ou mais
  • 2. Instituições que tiveram aprovada a solicitação de uso do sistema online de permanência após submeter documentos comprobatórios de que se enquadram na Categoria 3

  • Categoria 3
    Organizações ou indivíduos que submeteram a tabela resumo de documentos legais obrigatórios, como comprovantes de retenção na fonte de renda salarial do ano anterior (excluindo a Categoria 2)

    Categoria 4
    Organizações ou indivíduos que não se enquadram em nenhuma das Categorias 1, 2 ou 3

    Confirme Esta Parte da Tabela Resumo de Documentos Legais Obrigatórios

    Para determinar se você se enquadra na Categoria 2 ou 3, confirme o valor da parte destacada em vermelho.
    Se o valor do imposto retido na fonte for de 10 milhões de ienes ou mais, você se enquadra na Categoria 2; se for menos de 10 milhões de ienes, você se enquadra na Categoria 3. Caso não tenha certeza, consulte o contador fiscal consultor da empresa.

    Regras para Determinação do Período de Permanência do Visto Técnico

    Após confirmar a categoria da instituição de afiliação, vamos verificar as condições do período de permanência.
    Com base na situação de cumprimento das obrigações do requerente (o próprio estrangeiro), período previsto de trabalho, categoria da instituição de afiliação e outros fatores, deve ser possível julgar quantos anos de período de permanência têm alta probabilidade de serem concedidos.

    Condições para Período de Permanência de 5 Anos

    Para obter um período de permanência de 5 anos, é necessário atender a todos os 4 requisitos a seguir:

  • O requerente deve estar cumprindo as obrigações de notificação conforme a Lei de Imigração (notificação de mudança de endereço, mudança de instituição de afiliação, etc.)
  • Caso tenha filhos em idade de educação obrigatória, eles devem estar frequentando escolas de educação obrigatória (incluindo escolas internacionais)
  • O período previsto de trabalho deve ser superior a 3 anos
  • Deve se enquadrar em uma das seguintes situações: “a instituição de afiliação pertence à Categoria 1 ou Categoria 2” ou “possui período de permanência de 3 anos ou mais e vem exercendo continuamente atividades do visto técnico por 5 anos ou mais”

  • Quando a instituição de afiliação é da Categoria 1 ou 2, é relativamente fácil obter um período de permanência de 5 anos. Como 5 anos é o período máximo permitido para o visto técnico, recomenda-se buscar atender aos 4 requisitos acima, quando possível. Importante ressaltar que, mesmo atendendo aos requisitos acima, um período de permanência mais curto pode ser determinado dependendo da situação de cumprimento das obrigações públicas ou do conteúdo das atividades profissionais exercidas.

    Condições para Período de Permanência de 3 Anos

    Existem 3 padrões de métodos para obter um período de permanência de 3 anos.

    ■ Padrão 1: Atender a todos os seguintes requisitos
  • O requerente deve estar cumprindo as obrigações de notificação conforme a Lei de Imigração (notificação de mudança de endereço, mudança de instituição de afiliação, etc.)
  • Caso tenha filhos em idade de educação obrigatória, eles devem estar frequentando escolas de educação obrigatória (incluindo escolas internacionais)
  • O período previsto de trabalho deve ser superior a 1 ano e até 3 anos
  • Deve se enquadrar em uma das seguintes situações: “a instituição de afiliação pertence à Categoria 1 ou Categoria 2” ou “possui período de permanência de 3 anos ou mais e vem exercendo continuamente atividades do visto técnico por 5 anos ou mais”

  • Para resumir o conteúdo deste padrão, o período previsto de trabalho é de 1 a 3 anos, e as outras partes são idênticas aos requisitos para determinação do período de permanência de 5 anos. Quando a instituição de afiliação é da Categoria 1 ou 2, é relativamente fácil atender aos requisitos de 3 anos.

    A imagem é de uma situação de permanência favorável onde não haveria problema em conceder um período de permanência de 5 anos, mas como o período previsto de trabalho é de até 3 anos, decide-se conceder um período de permanência de 3 anos.

    ■ Padrão 2: Atender a todos os seguintes requisitos
  • Pessoa que anteriormente teve determinado um período de permanência de 5 anos
  • Se enquadra em uma das seguintes situações: “o requerente não está cumprindo as obrigações de notificação conforme a Lei de Imigração” ou “possui filhos em idade de educação obrigatória mas eles não estão frequentando escolas de educação obrigatória”
  • Se enquadra em uma das seguintes situações: “a instituição de afiliação pertence à Categoria 1 ou Categoria 2” ou “possui período de permanência de 3 anos ou mais e vem exercindo continuamente atividades do visto técnico por 5 anos ou mais”
  • O período previsto de trabalho deve ser superior a 1 ano

  • Por exemplo, as seguintes situações se enquadram neste padrão:
    Exemplo 1: Uma pessoa que obteve período de permanência de 5 anos com visto técnico mudou de emprego para uma empresa listada na bolsa (Categoria 1), mas esqueceu de fazer a notificação de mudança de instituição de afiliação.
    Exemplo 2: Uma pessoa que obteve período de permanência de 5 anos com visto técnico se mudou, mas perdeu o prazo para notificação de mudança de endereço.

    A imagem é de uma pessoa que tinha período de permanência de 5 anos sendo rebaixada para 3 anos por negligenciar o cumprimento de obrigações.

    ■ Padrão 3: Casos que não se enquadram em períodos de permanência de 5 anos, 1 ano ou 3 meses
    Quando não se enquadra nas condições para períodos de permanência de 5 anos, 1 ano ou 3 meses, é determinado um período de permanência de 3 anos. Este padrão é extremamente importante. Mesmo para casos que conseguem apenas períodos de permanência de 1 ano a cada renovação, teoricamente é possível aumentar a probabilidade de obter um período de permanência de 3 anos ou mais preparando-se para não se enquadrar nas condições para períodos de permanência de 1 ano e 3 meses, que serão descritas posteriormente.

    Condições para Período de Permanência de 1 Ano

    O período de permanência de 1 ano é determinado quando se enquadra em qualquer um dos 4 padrões a seguir:

    ■ Padrão 1: Casos que se enquadram no seguinte
  • A instituição de afiliação pertence à Categoria 4

  • As instituições de afiliação que se enquadram na Categoria 4 são organizações ou indivíduos que não submeteram a tabela resumo de documentos legais obrigatórios, como comprovantes de retenção na fonte de renda salarial do ano anterior.

    ■ Padrão 2: Casos que atendem a ambos os seguintes requisitos
  • Pessoa que teve determinado período de permanência de 3 anos ou 1 ano
  • Se enquadra em uma das seguintes situações: “o requerente não está cumprindo as obrigações de notificação conforme a Lei de Imigração” ou “possui filhos em idade de educação obrigatória mas eles não estão frequentando escolas de educação obrigatória”

  • Tenha cuidado, pois negligenciar o cumprimento de obrigações torna difícil obter um período de permanência de 3 anos.

    ■ Padrão 3: Casos que se enquadram no seguinte
  • Casos em que é necessário verificar a situação de permanência uma vez por ano, baseado na posição profissional, histórico de atividades, histórico de atividades da instituição de afiliação, etc.

  • Este requisito é extremamente importante. Se você recebe apenas períodos de permanência de 1 ano a cada renovação e não sabe a causa, há uma alta probabilidade de se enquadrar neste padrão. Se conseguir fazer com que o oficial de imigração julgue que “não é necessário verificar a situação de permanência uma vez por ano”, aumenta a possibilidade de obter um período de permanência de 3 anos. Ao solicitar a renovação do período de permanência, procure destacar ativamente sua posição profissional e histórico de atividades.

    ■ Padrão 4: Casos que se enquadram no seguinte
  • Período previsto de trabalho de 1 ano ou menos

  • Quando o período previsto de trabalho é de 1 ano ou menos, em princípio é determinado um período de permanência de 1 ano. No entanto, mesmo em casos de emprego por prazo determinado onde o período restante do contrato é de 1 ano ou menos, se houver expectativa de renovação do contrato baseada no histórico passado, pode-se julgar que não se enquadra neste padrão.

    Condições para Período de Permanência de 3 Meses

    Existe apenas uma condição para que seja concedido um período de permanência de 3 meses:

  • Período previsto de trabalho de 3 meses ou menos

  • Quando a aprovação é concedida para contratos de trabalho com período superior a 3 meses, sempre é determinado um período de 1 ano ou mais, portanto não é necessário se preocupar muito com este requisito.

    O Que Você Precisa Saber para Obter um Período de Permanência de 3 Anos

    Com base no que foi apresentado até aqui, ficou claro que para obter um período de permanência de 3 anos, é importante que “a instituição de afiliação seja da Categoria 2 ou superior” ou que “a instituição de afiliação seja da Categoria 3 e não se enquadre nos requisitos para determinação de períodos de permanência de 1 ano ou 3 meses”.

    O Que É Necessário para Obter um Período de 3 Anos com Categoria 2 ou Superior

    No caso de instituições da Categoria 2 ou superior, é relativamente fácil obter um período de permanência de 3 anos se as obrigações de notificação forem devidamente cumpridas. Quando se enquadra nesta categoria, há possibilidade suficiente de que um período de permanência de 5 anos seja concedido se você reforçar com documentos adicionais os detalhes do conteúdo do trabalho, as razões da contratação, a necessidade de um período longo de permanência, etc.

  • A instituição de afiliação é da Categoria 2 ou superior
  • O requerente está cumprindo as obrigações de notificação conforme a Lei de Imigração
  • Caso tenha filhos em idade de educação obrigatória, eles estão frequentando escolas de educação obrigatória
  • O período previsto de trabalho é superior a 1 ano
  • O Que É Necessário para Obter um Período de 3 Anos com Categoria 3

    Para obter um período de permanência de 3 anos com instituições da Categoria 3, é necessário atender aos seguintes 5 requisitos:
    Embora a comprovação do quarto item seja difícil, considere estratégias incluindo os “métodos para elevar a categoria da empresa de afiliação” que serão descritos posteriormente.

  • A instituição de afiliação é da Categoria 3
  • O requerente está cumprindo as obrigações de notificação conforme a Lei de Imigração
  • Caso tenha filhos em idade de educação obrigatória, eles estão frequentando escolas de educação obrigatória
  • É julgado que não há necessidade de verificar a situação de permanência uma vez por ano com base no histórico de atividades
  • O período previsto de trabalho é superior a 1 ano
  • Outros Fatores Que Influenciam na Determinação do Período de Permanência

    Existem alguns outros fatores que influenciam na determinação do período de permanência, que apresentaremos a seguir:

  • Conteúdo do período de treinamento prático, quando aplicável
  • Situação de cumprimento das obrigações tributárias do requerente
  • Situação de cumprimento das obrigações de pagamento de previdência social e outros seguros sociais do requerente
  • Histórico de punições criminais do requerente
  • Outros casos em que a conduta não seja adequada
  • Métodos para Elevar a Categoria da Empresa de Afiliação

    Para obter um período de permanência de 3 anos, primeiramente considere se é possível elevar a categoria da instituição de afiliação. Quando você consegue apenas períodos curtos de permanência a cada renovação, há uma alta probabilidade de que a instituição de afiliação se enquadre na Categoria 3, portanto apresentaremos os seguintes 2 métodos:

    Métodos para Elevar para Categoria 1

    Se a instituição de afiliação for reconhecida como uma das “empresas que atendem a certas condições”, será tratada como instituição da Categoria 1 também na avaliação do visto técnico, facilitando a obtenção de períodos longos de permanência. Embora algumas sejam limitadas por setor ou seja difícil obter reconhecimento sem grande escala de negócios, certificações como “Corporação Excelente em Gestão de Saúde” são relativamente fáceis de obter mesmo para pequenas e médias empresas.

    ■ Métodos para se tornar uma empresa que atende a certas condições
  • Obter reconhecimento como “Empresa Certificada Youth Yell”
  • Obter reconhecimento como “Empresa Certificada Kurumin” ou “Empresa Certificada Platinum Kurumin”
  • Obter reconhecimento como “Empresa Certificada Eruboshi” ou “Empresa Certificada Platinum Eruboshi”
  • Obter reconhecimento como “Empresa Excelente em Segurança e Saúde Ocupacional”
  • Obter reconhecimento como “Prestador de Serviços Excelente em Introdução Profissional”
  • Obter reconhecimento como “Prestador de Serviços Excelente e Adequado em Manufatura e Terceirização”
  • Obter reconhecimento como “Prestador de Serviços Excelente em Trabalho Temporário”
  • Obter reconhecimento como “Corporação Excelente em Gestão de Saúde”
  • Ser selecionada como “Empresa Líder do Futuro Regional”
  • Obter aprovação como “Operador Comercial Interno de Primeira ou Segunda Classe conforme as Regras de Gestão Aeroportuária”
  • Ser registrada como “Operador Registrado no Sistema de Certificação de Denúncia Interna (Sistema de Registro de Declaração de Autoconformidade)”

  • Se a empresa de afiliação já se enquadra em qualquer uma dessas categorias, será tratada como empresa da Categoria 1 mediante apresentação de cópias de documentos comprobatórios, como certificados de reconhecimento.

    Referência: Agência de Serviços de Imigração do Japão | Sobre Empresas que Atendem a Certas Condições
    (https://www.moj.go.jp/isa/content/930004712.pdf)

    Métodos para Elevar da Categoria 3 para a Categoria 2

    Instituições de afiliação que se enquadram na Categoria 3 podem migrar para a Categoria 2 obtendo o “Certificado de Representante para Solicitações” e, em seguida, fazendo a solicitação de uso do sistema online de permanência por correio ou balcão e recebendo aprovação para representação em solicitações online.

    O “Certificado de Representante para Solicitações” é um certificado de qualificação para representação que funcionários da instituição de afiliação obtêm previamente com aprovação do diretor do escritório regional de imigração, com o objetivo de isentar o “princípio de comparecimento pessoal”, pelo qual o próprio estrangeiro (ou representante) deve comparecer pessoalmente ao escritório regional de imigração para realizar procedimentos relacionados ao status de residência de estrangeiros. Quando funcionários da instituição de afiliação obtêm o certificado de representante para solicitações, devem atender aos seguintes 2 requisitos:

  • Não ter cometido violações da Lei de Imigração ou atos fraudulentos relacionados ao controle de entrada e permanência no passado
  • Ser reconhecido como possuidor de conhecimentos sobre procedimentos de entrada e permanência através da participação em treinamentos

  • Importante ressaltar que, mesmo ao migrar para a Categoria 2 através deste método, é necessário submeter “documentos que comprovem o enquadramento na Categoria 3” no momento da solicitação.

    Referência: Agência de Serviços de Imigração do Japão | Sobre o Sistema de Representação para Solicitações
    (https://www.moj.go.jp/isa/applications/procedures/nyuukokukanri07_00262.html)

    Referência: Agência de Serviços de Imigração do Japão | Procedimentos de Aprovação como Representante para Solicitações
    (https://www.moj.go.jp/isa/applications/procedures/nyuukokukanri07_00248.html)

    Referência: Agência de Serviços de Imigração do Japão | Procedimentos Online para Solicitações de Permanência
    (https://www.moj.go.jp/isa/applications/online/onlineshinsei.html)

    Fortalecimento dos Documentos Comprobatórios para Avaliação

    Para que estrangeiros que trabalham em empresas da Categoria 3 obtenham um período de permanência de 3 anos com o visto técnico, é necessário que o oficial de imigração julgue durante a avaliação que “após examinar o histórico de atividades, não há necessidade de verificar a situação de permanência uma vez por ano”. Portanto, para obter um período de permanência de 3 anos, é importante fortalecer os documentos comprobatórios e destacar o histórico de atividades.

    Além disso, mesmo no caso de trabalhar em empresas da Categoria 2 ou superior, fortalecer os documentos comprobatórios tem o efeito de aumentar a possibilidade de que um período de permanência mais longo seja determinado.

    Descrição Detalhada do Conteúdo das Atividades

    No formulário de solicitação do visto técnico, há um item chamado “Detalhes do Conteúdo das Atividades” que explica o conteúdo do trabalho, mas o formulário tem apenas 2 linhas de espaço para preenchimento. Como os oficiais de imigração não conseguem saber se o conteúdo das atividades realmente corresponde às atividades do visto técnico apenas com textos curtos, torna-se fácil que julguem “desta vez, vamos conceder um período de 1 ano e observar a situação”. Para fortalecer esta parte, escreva no formulário referências como “Ver documento anexo sobre razões de contratação” ou “Ver documento anexo com explicação detalhada do conteúdo das atividades” e submeta documentos adicionais que descrevam especificamente o conteúdo das atividades.
    ※ O nome dos documentos adicionais pode ser determinado livremente, sem problemas.

    Os documentos que explicam os detalhes do conteúdo das atividades devem, em princípio, ser elaborados por funcionários da empresa que emprega estrangeiros com visto técnico. Como os detalhes do conteúdo das atividades são um item de preenchimento no formulário “para elaboração pela instituição de afiliação” e o conteúdo é determinado pela vontade da instituição de afiliação, os documentos adicionais também devem ser elaborados pela instituição de afiliação, seguindo o princípio.

    O conteúdo deve explicar da forma mais específica possível a programação diária e os detalhes das atividades profissionais em aproximadamente uma página A4. Quando o conteúdo das atividades muda conforme o período, inclua também cronogramas anuais. Se conseguir explicar detalhadamente o conteúdo das atividades e fazer com que o oficial de imigração pense “certamente corresponde às atividades do visto técnico”, aumenta a possibilidade de que julgue “não há necessidade de verificar a situação de permanência uma vez por ano”.

    Quando houver um período de treinamento prático, explique também os detalhes do treinamento. Se durante o período de treinamento a pessoa se dedicar a atividades que não correspondem ao visto técnico, em princípio só será concedido um período de permanência de 1 ano, mas não oculte fatos para obter um período longo de permanência.

    Explicação da Necessidade de um Período de Permanência de 3 Anos

    Explique os benefícios que a empresa obterá ao conceder um período longo de permanência a esse estrangeiro. Por exemplo, se conseguir fazer explicações convincentes como “a necessidade de alocar esse estrangeiro em uma posição com mais responsabilidades” ou “as razões pelas quais esse estrangeiro é necessário para a execução da estratégia de gestão de longo prazo”, aumenta a possibilidade de obter um período de permanência de 3 anos.

    O título do documento suplementar a ser elaborado pode ser determinado livremente, como “Documento de Razões da Solicitação” ou “Documento de Razões da Contratação”. Não há problema em incluí-lo no documento que explica os detalhes do conteúdo das atividades.

    Destacar o Histórico de Atividades da Instituição de Afiliação

    Nas diretrizes internas “Manual de Avaliação de Entrada e Permanência”, que os oficiais de imigração utilizam durante a avaliação de status de residência, está claramente especificado que não apenas o requerente, mas também o histórico de atividades da instituição de afiliação se torna um fator de consideração na determinação do período de permanência. Destaque ativamente aspectos como o “histórico de contratação de estrangeiros” da instituição de afiliação, o “histórico de gestão nas áreas de trabalho em que estrangeiros com visto técnico atuam” e “a compreensão sobre o sistema de controle de entrada e permanência”.

    Resumo

    Este artigo apresentou métodos para aumentar a possibilidade de obter períodos longos de permanência ao solicitar o visto técnico. Em termos de sequência, é recomendável primeiro verificar se existem métodos para elevar a categoria da instituição de afiliação e, em seguida, considerar o fortalecimento dos documentos comprobatórios, como “detalhes do conteúdo das atividades”, “necessidade de um período longo de permanência” e “explicação do histórico de atividades da instituição de afiliação”. Na avaliação do status de residência, ter a consciência de que tanto o “requerente (o próprio estrangeiro)” quanto a “instituição de afiliação” devem colaborar na solicitação aumenta a possibilidade de obter bons resultados.

    Este artigo é uma tradução da versão original em japonês.

    • URLをコピーしました!
    • URLをコピーしました!

    監修者

    安藤祐樹のアバター 安藤祐樹 申請取次行政書士

    きさらぎ行政書士事務所代表。20代の頃に海外で複数の国を転々としながら農業や観光業などに従事し、多くの外国人と交流する。その経験を通じて、帰国後は日本で生活する外国人の異国での挑戦をサポートしたいと思い、行政書士の道を選ぶ。現在は入管業務を専門分野として活動中。愛知県行政書士会所属(登録番号22200630号)

    Table of Contents